6 Maneiras Poderosas para eliminar a retenção de líquido e diminuir inchaço nas pernas

A retenção de água é um dos problemas mais comuns encontrados em homens e mulheres e é um problema de saúde recorrente se não for bem tratada. As razões para a retenção de água podem ser muito mais que uma e, se não for tratada, pode colocar você em um risco maior de saúde a longo prazo. A água constitui até 70% do peso corporal total. Sua presença está em toda parte, incluindo seus músculos, sangue, órgãos e até mesmo seus ossos. No entanto, quando o corpo começa a reter mais água do que o necessário, isso causa edema ou retenção de água. Esse excesso de água faz com que seu corpo inche . Faça anotações enquanto o conduzimos pelas causas, sintomas e cura da retenção de água.

Como a retenção de água é acionada?

Aqui estão alguns dos motivos plausíveis que podem desencadear a retenção de água:
Sentado ou em pé por longos períodos
Reação a medicamentos
Excesso de dieta salgada
Menopausa em mulheres
Doenças hepáticas e renais
Excesso de consumo de álcool

Os sintomas comuns de retenção de água

Os sintomas mais comuns de retenção de água podem incluir inchaço na face, mãos ou pés e outras partes do corpo e sensação de inchaço o tempo todo com uma sensação de peso e desagradável.

1. Consumir alimentos ricos em potássio

Coma frutas ricas em potássio, como laranja , melancia , banana , damasco, romã, mamão, manga e frutas da estação ” A ideia principal para reduzir a retenção de água é diminuir o sódio no corpo e o potássio faz esse trabalho e excreta o excesso de água, aumentando a produção de urina .

2. Traga vitamina B6 para o resgate
Para as mulheres que estão em seu ciclo menstrual, é imperativo consumir alimentos com quantidade suficiente de vitamina B6 . Essa vitamina é diurética e auxilia no aumento da produção de urina, conseqüentemente reduzindo o teor de água no organismo. Consumir alimentos ricos em vitamina B6 como bananas, nozes, batatas, grão de bico, peixe e abacate, entre outros. Esses alimentos ajudam a diminuir o acúmulo de fluidos corporais e também ajudam a manter o limite de conteúdo de água. Embora se acredite que a vitamina B6 seja ótima para reduzir a retenção de líquidos, ela deve ser consumida sob a recomendação estrita de seu médico.

3. Consumir água com infusão de ervas
Água com infusão de ervas é a melhor maneira de curar a retenção de água. Comece a manhã com vinagre de maçã.

4. Adicione diuréticos naturais à sua dieta
Os diuréticos naturais geralmente ajudam a se livrar do excesso de sódio e água, estimulando os rins a produzir mais urina para liberar toxinas. Você pode incluir chá de ervas em sua dieta para diminuir os efeitos da retenção de água. Certos vegetais como aspargos, beterraba, abóbora, feijão, alho e espinafre, entre outros, se enquadram nesta categoria. Esses vegetais são ricos em potássio e ajudam a estimular o apetite e a tratar a deficiência de bile, estimulando a micção.

5. Faça do iogurte uma parte de sua dieta diária
É uma boa ideia adicionar iogurte à sua dieta diária para evitar a retenção de água. O iogurte contém grandes quantidades de proteínas e potássio. Uma vez que uma das principais causas da retenção de água é a perda de proteína, aumentar o teor de proteína por meio do iogurte pode aliviar a retenção de água.

6. Adicione fibras à sua dieta

Comer alimentos ricos em fibras pode realmente ajudar a reduzir a retenção de água porque eles absorvem uma quantidade adequada de água quando passam pelo intestino. Alimentos como brócolis, ervilha, frutas vermelhas, grãos de trigo integral, aveia, sementes de chia , linhaça, alcachofra e feijão são fibrosos e podem ser ótimos para aliviar a retenção de água.

As outras maneiras de curar a retenção de água são permanecer ativo, fazer uma dieta balanceada, diminuir a ingestão de álcool e evitar ingerir componentes desidratantes como a cafeína. Além disso, certifique-se de que, se estiver considerando a ingestão de suplementos, é imperativo que você consulte um médico primeiro.