Conheça 6 dicas para se livrar dos gases na barriga e acabar com o estômago inchado

Existem muitas razões pelas quais o estômago incha repentinamente. As razões para isso são inofensivas. Nutrição inadequada ou intolerâncias alimentares são frequentemente culpadas pelo fato de que muito gás intestinal se acumula no estômago. No entanto, doenças algumas doenças fúngicas também são a causa de um estômago inchado.

O que é uma barriga inchada? Um estômago inchado surge quando muito gás se acumula no estômago. O gás faz com que a parede abdominal fique inchada e apertada. Por outro lado, se o gás escapa pela saída intestinal, os médicos falam de flatulência – popularmente conhecida como peido.

O intestino elimina o excesso de ar cerca de oito a dez vezes por dia. Isso é normal e faz parte da digestão. Torna-se doloroso quando muitos gases se acumulam.

Para impedir que a barriga se expanda, alguns alimentos não devem acabar no prato com muita frequência. Produtos com açúcar e farinha branca, por exemplo, promovem o desenvolvimento de gazes intestinais. É melhor ter uma dieta saudável e rica em fibras com grãos integrais, legumes e frutas.

A fibra alimentar não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também fornece um efeito de limpeza: “Devido à sua estrutura grosseira, as fibras alimentares varrem os ninhos fúngicos das vilosidades intestinais e estimulam o movimento intestinal natural. Mas tenha cuidado: repolho e legumes, por exemplo, são ricos em fibras, mas eles incham.

Dica 1. O chá de gengibre ajuda na flatulência e na sensação de saciedade

Os chás já são a primeira escolha se o seu estômago estiver inchado. O chá de gengibre – de preferência preparado na hora – aumenta a digestão, alivia o inchaço doloroso e alivia a sensação de saciedade. Alcaravia, anis e erva-doce também são clássicos experimentados e testados. Se você tem um jardim, prepare um chá com folhas de dente de leão recém colhidas. A propósito: a salsa também é um remédio caseiro experimentado e verdadeiro para a flatulência.

Dica 2. Massagens abdominais aliviam o estômago inchado 

As massagens abdominais relaxam o estômago inchado e doloroso  . Mas não é só isso: quem massageia regularmente até evita a barriga cheia de ar. Deite-se confortavelmente e massageie o estômago com movimentos circulares suaves no sentido horário. Isso corresponde às voltas do intestino.

Muitos movimentos e exercícios leves dos músculos abdominais atingem o mesmo efeito, porque “a mudança entre tensão e relaxamento muscular ativa os músculos abdominais e relaxa os intestinos”. Mesmo exercícios simples, como “andar de bicicleta ao ar”, enquanto deitado, empurram o ar para fora do intestino grosso e ajudam no estômago inchado.

Dica 3. Tenha cuidado com chiclete.

A goma de mascar proporciona uma sensação fresca na boca. Mas essas tiras e gotas também contêm adoçantes como manitol, xilitol e sorbitol, que afetam a digestão. Se a goma diz “Pode ter um efeito laxante se consumido excessivamente”, significa que contém mais de 10% dos substitutos artificiais do açúcar. Pessoas propensas ao estômago inchado devem, portanto, ter cuidado: “O sorbitol pode causar inchaço a partir de apenas 5 gramas e diarréia aquosa a partir de 20 gramas.

Você também deve evitar peras, ameixas e cerejas. Esta fruta contém sorbitol natural com uma concentração particularmente alta.

Dica 4. Segure os talheres com a outra mão

Além de certos alimentos, nosso comportamento alimentar também é culpado se a barriga inchar desconfortavelmente: a maior parte do ar, em torno de 2 a 3 mililitros, entra no estômago a cada processo de deglutição. Estamos estressados ​​e apressados ​​para comer, muito mais. Portanto, dedique todo o seu tempo à sua refeição e deixe as distrações de lado como seu telefone celular.

Dica 5. Use apenas laxantes no caso de estômago inchado em caso de emergência

Todos os laxantes têm em comum que esvaziam o intestino radicalmente. Depois, leva tempo para  se encher novamente e se recuperar da última descarga. Não é incomum que as pessoas afetadas acreditem ter constipação e com isso sempre estão com estômago inchado novamente e novamente mesmo usando laxantes. O que se segue é um ciclo vicioso que  faz mais mal do que bem ao  intestino : ao utilizar os laxantes, grandes quantidades de líquidos e minerais importantes também escapam.

Dica 6. O diário alimentar pode revelar intolerância

Se certos alimentos não são tolerados, isso pode ser demonstrado por vários sintomas. Irritação da pele, problemas respiratórios e problemas gastrointestinais persistentes são sinais comuns. Antes de ir ao médico, no entanto,mantenha  um diário de sintomas nutricionais por algumas semanas. Nele, você grava todos os dias o que consome e como se sente depois – tanto física quanto mentalmente.

Isso torna mais fácil para o médico determinar se você é alérgico a um determinado alimento ou tem intolerância. Na pior das hipóteses, a síndrome do intestino irritável ou a inflamação intestinal crônica, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, podem estar por trás dos sintomas.

Nota importante: As informações não substituem aconselhamento ou tratamento profissional por médicos treinados e reconhecidos. O conteúdo não pode e não deve ser usado para fazer diagnósticos independentes ou para iniciar tratamentos.