Estudos apontam que a água alcalina pode trazer inúmeros benefícios á saúde, caso também queira se aproveitar de seus benefícios, aprenda como fazer água alcalina em casa.
Que a água é essencial para a vida todos podemos concordar, o que a maioria das pessoas não sabem é que existe diversos tipos de água, como a água salgada, mineral, da torneira e a água alcalina ionizada. Dentre esses tipos de água, uma que vem chamando cada vez mais a atenção de especialistas é a água alcalina, pelo fato dela poder diminuir a acidez do sangue evitando assim um brecha para possíveis doenças.
Água alcalina – O que é?
O PH (potencial hidrogeniônico) é o que mede o quanto algo é ácido, alcalino ou neutro, e para que essa medida seja feita é utilizado um escala numérica onde 7 indica neutralidade, ou seja, quanto mais abaixo de 7 mais ácido será, e um PH alcalino ficará acima dessa média, quanto mais acima de 7 mais alcalino será..
O PH da água da torneira é de 7 a 7,3 já a água mineral em torno de 7,5 esse número apesar de ser acima de 7 não traz tantos benefícios como diminuir a acidez do sangue pois o PH de nosso organismo gira em torno de 7,3 a 7,4.
Água alcalina – Como fazer em casa
Para deixar a água com um potencial alcalino ela deve ter um PH acima de 7,5, e com apenas alguns passo básicos é possível subir esse valor para 8 a 10.
Como fazer:
A forma mais popular recomendada requer os seguintes ingredientes:
1 Limão
2 Litros de água
1 recipiente de preferência com tampa
Como fazer:
1 – Adicione os 2 litros de água no recipiente, após corte o limão ao meio e coloque dentro da água, lembre-se de que o limão não deve ser descascado. Deixe essa água com o limão partido ao meio descansar por cerca de 8 horas.
Após isso seus 2 litros de água já estará alcalinizada e pronta para consumo. O PH do limão 10, ou seja, ele é alcalino o suficiente para também deixar a água alcalina, não sendo necessário adicionar mais nada na receita. Alguns naturalistas indicam adicionar bicarbonato de sódio para deixar a água ainda mais alcalina, mas especialistas afirmam que o bicarbonato de sódio pode elevar a pressão arterial e também desequilibrar o PH do intestino que naturalmente deve ser ácido, portanto não é recomendado.
2 – Pegue 1 litro de água, leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 6 minutos, isso fará com que a água passe de um PH de 7,5, para um PH de 8,5. Algumas pessoas optam por tomar quente, mas o fato de deixar ela esfriar não a deia menos alcalina.
Benefícios de tomar água alcalina
Além de deixar o organismo menos ácido, evitando assim que microorganismos que gostam desse tipo de ambiente sobrevivam, a água alcalina também tem mais alguns benefícios.
- A água ionizada previne doenças cardiovasculares, por contar altas taxas de magnésio.
- Combate o envelhecimento, já que ajuda na oxigenação das células.
- Combate a retenção de líquidos
- Previne doenças como diabetes, osteoporose e obesidade.
Existe por outro lado os especialistas que não concordam com o uso da água alcalinizada, eles afirmam que o próprio organismo tem a função de neutralizar quando fica ácido demais, esse trabalho fica por conta dos rins.
O ideal é procurar seu médico para esclarecer dúvidas a respeito de tomar água alcalinizada, e saber se realmente há necessidade de ingeri-la.