Em torno dos anos muito já se debateu sobre como é feita a classificação das cores de raças, principalmente quando se trata da cor parda, mas afinal, como saber se sou pardo?
Essa dúvida ocorre com bastante frequência com a cor parda, por causa das cotas oferecidas em concursos para pessoas negras e pardas, então as pessoas ficam na dúvida de qual grupo étnico elas se encaixam.
O que muitas das pessoas que se declaram pardas estão reclamando, é que realizam todo um processo de preparação para o concurso, de inscrevem no concurso optando pela cota de negros e pardos, e mesmo que sejam aprovadas nesse concurso, não conseguem a cota porque a comissão simplesmente acha que a raça da pessoa é qualquer outra coisa, menos parda, e então reprovam a pessoa.
Mas afinal, como saber se sou pardo?
Segundo a lei brasileira para ser considerada uma pessoa parda basta simplesmente se autodeclarar pardo, porém nos concursos que concorrem a cotas, além de se declarar pardo, a pessoa ainda é avaliada por uma comissão especial que atestará a veracidade dessa informação, e caso a banca acreditar que essa informação não é verdadeira, a pessoa é reprovada.
O IBGE, é o órgão que configura os 5 grupos de raças, são elas os brancos, pardos, pretos, amarelos e indígenas.
No sentido concreto, pardo refere-se a brasileiros que tem diferentes ascendências étnicas, como uma mistura de cores da pele, seja ela mulata, cabocla, cafuza ou mestiça.
Quando uma comissão especial avalia o candidato, ela leva fatores como cor da pele, traços e outras coisas que ninguém mais sabe em consideração, o que acaba gerando um certo medo entre os concurseiros de não serem aprovadas nessa avaliação.
O que acaba ficando não tão bem claro nessa avaliação, é quais são todos os critérios utilizados pela comissão para que uma pessoa seja considerada parda.
Como comprovar que sou pardo?
Infelizmente quando se inscreve em um concurso com o objetivo de conseguir a cota, a única forma de comprovar a cor parda é através do achômetro da comissão que irá avaliar se é realmente pardo ou não, e mesmo que que esteja marcando pardo em seu registro de nascimento, se a banca achar que não é, infelizmente será reprovado.
Então pessoal termino o post de hoje com essa questão meio que mal resolvida, já que muito poucos dos que se consideram pardos são aprovados, espero que conte-nos como foi sua experiência a respeito desse assunto, conseguiu ser aprovado pela comissão se considerando pardo? Conte sua experiência para outros concurseiros de plantão.