Cheirar ritalina está se tornando uma prática muito comum hoje em dia, não somente entre os jovens estudantes mas também entre adultos, ao cheirar ritalina seu conteúdo rapidamente vai parar na corrente sanguínea aumentando ainda mais seus efeitos, conheça os efeitos colaterais e os malefícios que essa prática causa.
A droga metilfenidato, também chamada de ritalina, faz sucesso entre a galera jovem mas especificamente entre os estudantes universitários, usada para o tratamento de hiperatividade de déficit de atenção, ela é classificada como uma droga de nível 2 e é similar a anfetamina e a cocaína.
Seu uso só é liberado a partir de prescrição médica, porém é fácil encontrar por ai pessoas vendendo como se fossem bala, o que convida cada dia mais e mais pessoa a fazerem uso dessa prática.
Ao cheirar ritalina, a pessoa que faz uso dessa prática sente efeitos parecidos com o da cocaína ”um barato excitante”, porém assim como a cocaína isso pode gerar dependência tanto física quanto psicológica e isso pode tornar essa droga muito perigosa.
Efeitos colaterais de cheirar ritalina (Inalar)
Vício: como dito anteriormente a ritalina quando inalada tem quase os mesmos efeitos estimulantes que a cocaína e a anfetamina, assim que o usuário inala a ritalina, em pouco tempo poderá notar seus efeitos deixando o ”cara” acordado por horas e com uma concentração absurda, mas assim que seus efeitos passam vem o efeito contrário.
A pessoa começa a se sentir esgotada, não raciocina direito, uma sensação de depressão começa a tomar conta da pessoa e sensação de fadiga.
E é ai que começa o vício, para o ”cara” não ter essa sensação de ”bode” acaba inalando mais doses de ritalina, e isso com o tempo vai fazendo o organismo se acostumar com a droga, e cada vez é necessário mais e mais doses.
Alterações no sono: O uso descontrolado de ritalina além de causar vício, por ser uma droga estimulante pode causar distúrbios no sono, há relatos de pessoas que tomam durante a noite e ficam acordadas a madrugada toda sem conseguir dormir.
Malefícios a cavidade nasal: A função do nariz é inspirar, expirar e filtrar o ar que vai para os pulmões, ao cheirar ritalina, o nariz pode sofrer sérios danos, dentre eles o tecido epitelial que fica quimicamente queimado, o que num período prolongado pode causar feridas e sangramentos
+ Efeitos colaterais
- agitação, nervosismo ou ansiedade
- cãibras musculares;
- dor nas articulações;
- dor gástrica;
- secreção nasal
- erupção cutânea ou comichão (leve)
- um estado de nervosismo;
- tontura
- dor de garganta
- dores de cabeça
- náusea
- perda de apetite
- perda de peso;
- secura da boca
- aumento da transpiração
- uma tosse
- distúrbios do sono;
- vômito.
Em caso mais graves podem ocorrer também convulsões, alucinações, dor no peito, pensamentos ou comportamentos anormais, sinais de depressão.
Cada pessoa poderá notar um efeito colateral diferente dos que foram listados, e é por isso que comprar ritalina sem bula para inalar pode ser tão prejudicial a saúde.
Essa droga não pode ser vendida sem receita médica e apenas pessoas que realemnte necessitam podem utilizá-la, portanto saiba que a prática de cheirar ritalina pode estar sendo mais prejudicial do que se imagina.
Aviso importante
Nunca utilize nenhum tipo de medicamento sem antes consultar o médico, e nunca compre medicamentos que necessitam de receita médica em locais clandestinos, essa prática é crime.