Amoxicilina, Nimesulida, Azitromicina, sibutramina, Antialérgicos, Anti-inflamatórios e antibióticos podem realmente cortar o efeito do anticoncepcional? Se essa é sua dúvida saiba que não está sozinho, milhares de mulheres pelo mundo afora compartilham da mesma dúvida, mas tentaremos sanar todas elas no artigo de hoje.
Desde que surgiu, a pílula anticoncepcional tem trazido um alívio a mais para as mulheres que não desejam engravidar, basta apenas uma pílula por dia para fazer a mágica acontecer, ou melhor não acontecer.
O que muita gente não sabe que certos tipos de medicamentos podem comprometer sua eficácia na prevenção, podendo deixar a mulher correr o risco de ter uma gravidez não desejada, e é por isso que é importante saber o que corta o efeito do anticoncepcional.
Todos sabemos que as altas taxas de hormônio contidas nos anticoncepcionais podem causar problemas graves a saúde, e para minimizar esses problemas nos últimos anos as taxas de hormônio ficaram um pouco menores.
Sabendo disso, qualquer situação que possa comprometer a capacidade de absorção do organismo poderá comprometer a eficácia das pílulas anticoncepcionais, levando ao risco da mulher ovular naquele mês, podendo consequentemente engravidar.
O que corta o efeito do anticoncepcional
Esquecimento: Como qualquer mulher que faz uso do anticoncepcional sabe, deve ser tomado 1 pílula por dia, se possível sempre no mesmo horário, e um dos motivos mais comuns que cortam seu efeito é o esquecimento, o simples fato de esquecer de tomar a pílula por 1 dia já será o suficiente para aumentar as chances de engravidar, por isso é sempre importante usar sempre mais de 1 método de prevenção.
Vômito e diarreia: Talvez as mulheres podem não dar a devida atenção para esse fato, mas se alguns minutos ou horas após ingerir o anticoncepcional ocorrer qualquer uma das duas situações já poderá haver um comprometimento em sua eficácia.
Certo tipos de medicamentos: Não são todos, mas alguns medicamentos de fato podem atrapalhar a absorção do anticoncepcional pelo organismo, portanto sempre que tiver que tomar algum tipo de medicamento sempre procure informações a respeito com seu médico, esse fato reforça a necessidade de sempre utilizar mais de um método de prevenção, seja ele a camisinha, a tabelinha para não engravidar ou outros.
Veja uma lista de anti-inflamatórios mais comuns que não cortam o efeito do anticoncepcional.
- Torsilax
- Nimesulida
- Diclofenaco
- Ibuprofeno
- Dipirona
Na bula dos medicamentos citados, não foram encontradas nenhuma informação que possa afirmar que esses medicamentos possam cortar o efeito do anticoncepcional.
Remédios que cortam o efeito do anticoncepcional
Alguns antibióticos, anticonvulsionantes, e antifúngicos podem comprometer a eficácia da pílula, portanto se estiver fazendo uso de qualquer um desses remédios, lembre-se de utilizar mais de 1 método contraceptivo, assim ficará longe das chances de engravidar.
Lista de medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional
Antibióticos
- Amoxacilina;
- Ampicilina;
- Ácido clavulânico;
- Ciclacilina;
- Cloranfenicol;
- Dapsona;
- Doxicilina;
- Eritromicina;
- Metronidazol;
- Oxacilina,;
- Rifampincina;
- Tetraciclina.
Anticonvulsionantes
- Carbamazepina;
- Fenobarbital;
- Fenitoín;
- Oxcarbazepina;
- Primidona;
- Topiramato.
Antifúngicos
- Griseofulvina
Diuréticos
- Espironolactona
As dicas encontradas aqui são meramente informativas, portando para qualquer dúvida é sempre recomendado procurar por um médico para que ele possa sanar quaisquer dúvidas, saiba que não temos a capacidade de receitar nenhum tipo de medicamento, diagnóstico ou tratamento.