Gliose significa a “proliferação fibrosa de células gliais”. Basicamente, é quando uma cicatriz se forma no sistema nervoso central (SNC).
Ela pode surgir em qualquer idade como bebês, crianças, jovens e adultos. Então se em sua ressonância magnética aparecer alterações da substância branca cerebral como gliose e/ou desmielinização ou microangiopatia e/ou doença isquêmica, não se assuste.
Isso ocorre em resposta a uma lesão ou doença. O processo geralmente ocorre em vários dias.
É a maneira do corpo proteger-se de danos adicionais. Em alguns casos, ajuda, e em outros, causa mais danos.
O que é Gliose
Como mencionamos, a gliose acontece quando as células gliais se dividem rapidamente em resposta a uma lesão.
Este processo tem potencial para ajudar e ferir o corpo. O corpo faz isso para se proteger de neurônios não saudáveis.
Isso causa uma resposta inflamatória que eventualmente leva a cicatrizes. Pode ser problemático sempre que a cicatrização não pára. Isso afeta os neurônios circundantes que de outra forma são saudáveis.
Gliose é a maneira do seu corpo de proteger-se de danos adicionais. Infelizmente, tem algumas desvantagens.
Quais são os sintomas da gliose?
A gliose pode ocorrer em qualquer parte do sistema nervoso central. Quando isso acontece, uma variedade de sintomas podem ocorrer.
Por exemplo, alguns pacientes podem experimentar formigamento e nada mais, enquanto outros experimentam fraqueza crônica.
Depende da área do cérebro onde a proliferação está acontecendo. Uma vez que as células gliais tenham coletado todos os neurônios mortos / danificados, as cicatrizes gliais são deixadas para trás.
Essas cicatrizes são projetadas para proteger os neurônios saudáveis dos insalubres. A gliose é uma resposta que não temos controle.
Se isso acontecer no lobo occipital, isso pode resultar na perda de capacidade do paciente para ver. O lobo occipital é o centro de processamento visual do cérebro.
Alguns dos sintomas da gliose incluem formigamento, dormência, fraqueza e perda de visão. Há muitos outros também.
O que causa gliose?
Qualquer tipo de lesão que afeta o SNC pode desencadear a gliose. Logo que ocorreu o dano, o processo começa.
Ao longo de alguns dias, o tecido cicatricial começa a se formar. Após um acidente vascular cerebral, por exemplo, esse processo ocorre como uma resposta à morte de neurônios.
Também pode ser causada por esclerose múltipla. Pode ser visto em pacientes com doença de Alzheimer, bem como outras doenças relacionadas ao sistema nervoso.
Basicamente, é um processo fortemente associado a doenças neurodegenerativas.
A gliose pode ser causada por doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla (MS) e muitas outras doenças neurodegenerativas.
Por que Gliose é importante?
Sem gliose, o corpo não teria uma maneira efetiva de evitar que as células saudáveis se associassem com células insalubres.
A barreira criada durante este processo foi projetada para evitar isso. Após uma lesão no SNC, o corpo deve ter uma maneira efetiva de isolar as células danificadas.
A barreira pode levar alguns dias a poucas semanas para se formar completamente. Depende da escala da lesão original.
Quando o sistema nervoso central se machuca, isola as células insalubres dos saudáveis. Faz isso para proteger o corpo.
Quais são as células gliais?
Até agora você pode estar se perguntando o que é uma célula glial . As células gliais são encontradas no sistema nervoso e não são de natureza neuronal .
Eles estão lá para manter a homeostase, que inclui a proteção do cérebro após uma lesão. Dependendo da sua localização no sistema nervoso, eles têm nomes diferentes.
Por exemplo, uma célula glial no SNC é chamada de “astrocito”, enquanto uma célula glial no sistema nervoso periférico é chamada de “célula de Schwann”. Tome nota que a gliose ocorre no sistema nervoso central.
O processo de gliose não poderia acontecer sem o apoio das células gliais no sistema nervoso central.
Gliose pode ser tratada?
Lembre-se que a gliose não é uma doença. É um sintoma . Por esse motivo, a única maneira de tratá-la será descobrindo a causa.
A cicatrização formada durante este processo é freqüentemente associada a doenças neurodegenerativas e lesões do SNC. Então, para tratá-lo com sucesso, você precisará encontrar a causa raiz.
Infelizmente, muitas doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, não é curável com a tecnologia médica de hoje. A única coisa que os médicos podem fazer é retardar sua progressão.
E agora?
A única maneira de saber se você tem gliose é falar com um médico. Eles irão realizar uma ressonância magnética do seu cérebro, que mostrará claramente o que está acontecendo.
Se for, o melhor que podem fazer é tentar tratar o sintoma subjacente. Em alguns casos, o sintoma subjacente será tratável e, em outros casos não.