A expressão “Peaky Blinders” tem ganhado bastante notoriedade nos últimos anos, principalmente por conta da série de mesmo nome, produzida pela BBC. A série retrata uma família de gangsters da cidade de Birmingham, na Inglaterra, no período pós-Primeira Guerra Mundial. Mas afinal, o que significa Peaky Blinders?
A expressão Peaky Blinders é utilizada para se referir a um grupo criminoso que atuou na região de Birmingham no início do século XX. De acordo com a lenda urbana, o grupo ganhou esse nome por conta das lâminas de barbear que eram costuradas nos picos das boinas que usavam, para que pudessem usá-las como armas em caso de necessidade.
Apesar de não existirem evidências concretas de que os Peaky Blinders realmente utilizavam as lâminas de barbear em suas boinas, sabe-se que o grupo era composto por jovens criminosos que usavam da violência para obter dinheiro e poder na região de Birmingham.
Na série de televisão, os Peaky Blinders são retratados como uma família de gângsteres liderada por Tommy Shelby, um veterano da Primeira Guerra Mundial que usa seus contatos e habilidades militares para expandir seus negócios criminosos.
Desde o sucesso da série, a expressão “Peaky Blinders” se tornou popular em todo o mundo, sendo utilizada para se referir tanto ao grupo histórico quanto aos personagens fictícios da série.
Em resumo, Peaky Blinders é uma expressão que se refere a um grupo criminoso que atuou na região de Birmingham no início do século XX, e que ficou famoso por sua violência e habilidades criminosas. A série de televisão de mesmo nome popularizou a expressão em todo o mundo, tornando-se um grande sucesso de audiência e crítica.