Não é de hoje que em todos os lugares se vê propagandas e mais propagandas incentivando o uso de preservativos, não só pelo fato de evitar uma gravidez indesejada como também pelo fato de evitar muitas doenças sexualmente transmissíveis como no caso do Hpv. Mas afinal o que é e como se adquire o Hpv? Como pega Hpv?
A informação é aliada da prevenção, e nada melhor do que saber um pouco mais sobre esse assunto para descobrir como não ser infectado por esse vírus que contagia centenas de pessoas por ano.
Como pega Hpv – Como se contrai
O Hpv ( Papiloma Vírus – nome científico) se pega através do contato de pele, então pode ser facilmente transmitido através de relações sexuais. Embora seja raro, o contato com objetos e roupas contaminados com esse vírus também são causas de possíveis transmissão como contato pele a pele, contaminação de bebês que nascem por parto normal, uso de roupas intimas, toalhas e banheiro público compartilhados, hpv pega pelo sabonete, no vaso sanitário e no beijo.
Em alguns casos o vírus já pode estar enfraquecido por estar no ambiente tornando assim difícil a transmissão por alguns dos fatores citados acima.
O uso da camisinha nas relações sexuais pode diminuir mas não anula as chances de uma pessoa sexualmente ativa adquirir o papiloma vírus.
O tempo de incubação do vírus leva de 1 mês a dois anos sem nem ao menos surgirem sintomas, mas já pode haver contaminação de outras pessoas.
Sintomas
Agora que já sabemos como se contrai o Hpv, vamos conhecer alguns de seus sintomas.
Na maioria dos casos o Hpv desaparece com o tempo e o próprio sistema imunológico cuida do problema.
No entanto, quando ele persiste pode causar sintomas como verrugas nas genitais e possíveis tipos de câncer.
As verrugas são protuberâncias que podem varia de pequenas a grandes, e sua cor varia do branco ao vermelho. Elas podem surgir na virilha, boca, útero, vagina e ânus.
Como tratar – Tem cura?
Como dito, na maioria dos casos o problema se auto resolve, sem a necessidade do nenhum tipo de tratamento, mas quando a verruga persiste, medicamentos e até cirurgia podem ser recomendados para a remoção da verruga.