Pular para o conteúdo

Terçol no olho: É contagioso? Causas e como Curar

    Se você nunca teve, provavelmente já conheceu alguém que tem ou já teve terçol no olho, para quem não conhece o terçol é um inchaço que forma ao longo da pálpebra ou perto dos cílios, pode ocorrer também dele surgir interno ou sob a pálpebra.

    Publicidade

    São muitas as dúvidas das pessoas a respeito desse problema como quais são suas causas, como curar e até mesmo se o terçol é contagioso, são essas e outra dúvidas que serão respondidas a seguir.

    terçol no olho

    Terçol no olho: O que é

    A pálpebra tem uma função muito importante é que a de manter a saúde de nossos olhos, e consequentemente nossa visão, para isso ela atua promovendo a umidade dos olhos através das lágrimas, e também serve como proteção para evitar que possíveis corpos estranhos entrem nos olhos.

    Assim como nossa pele as pálpebras possuem glândulas sudoríparas e sebáceas, se por algum motivo essas glândulas ficarem obstruídas elas ficam suscetíveis a ter uma infecção que é a causa do terçol no olho.

    Sintomas

    2 ou 3 dias após a ocorrência da infecção, os sintomas do terçol já poderão ser notados, inicialmente ele deixará as pálpebras avermelhadas e inchadas, caso tenha uma pontinha branca é sinal de que ele também tem pus. Mas também pode apresentar outros sintomas:

    • Lacrimejamento
    • Sensibilidade a luz
    • dor e inchaço local
    • Sensação de que tem algo estranho dentro das pálpebras
    • Vermelhidão e calor
    • Coceira e dor ao mover e piscar os olhos
    • Pontinha branca parecida com uma espinha
    • Algumas vezes apenas o local fica inchado, outras vezes a pálpebra inteira fica inchada.

    Algumas pessoas acreditam que o terçol nos olhos é contagioso, porém a maioria das pessoa já apresenta a bactéria Staphylococcus Aureus no organismo, portanto em qualquer fase na vida é possível ter terçol.

    Essa bactéria se encontra na pele, mas ela pode ser encontrada em grande quantidade no nariz de pessoas saudáveis, portanto é essencial manter uma boa higiene e lavar as mãos ao espirrar e tossir, para não correr o risco de levar a bactéria até os olhos com o ato de coçar.

    Tratamento terçol: Como curar

    O passo mais importante no processo de tratamento consiste na limpeza do local, uma boa higienização das pálpebras deve ser feita esfregando a pálpebras com água morna.

    Compressas quentes também pode sem aplicadas 3 a 4 vezes com duração de 10 a 15 minutos por dia, durante vários dias. Isso aliviará a dor e o inchaço. Na maioria dos casos o terçol no olho se romperá, drenará e curará sem qualquer outra intervenção entre 5 a 7 dias.

    Nunca tente cortar ou forçar a drenagem do terçol, além de piorar o inchaço poderá espalhar a infecção para outros locais. Se o terçol não se curar após 8 dias é recomendável procurar assistência médica.

    Caso o terçol ocorra frequentemente, o oftalmologista poderá indicar uma pomada antibiótica para evitar possíveis recorrências, poderá recomendar também uma melhor higienização das pálpebras com um sabonete neutro ou antibacteriano.

    Em casos de terçol no olho em pacientes idosos o oftalmologista poderá prescrever antibióticos por via oral, já que pessoas idosas são mais debilitados e com isso tem uma maior dificuldade na cura.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *