Pular para o conteúdo

Anticoncepcional injetável: Engorda? Conheça alguns nomes

  • por

Uma das dúvidas mais comuns das mulheres que não desejam engravidar é se anticoncepcional injetável engorda, isso ocorre por causa de muitos relatos que os consideram ruins por parte de mulheres que já utilizaram, mas será que engorda mesmo? É o que veremos a seguir.

Anúncios

Dizem que hoje em dia não existe gravidez por acedente e isso se deve por conta da quantidade de métodos contraceptivos existentes, além da famosa camisinha e o anticoncepcional de pílulas, um outro método contraceptivo que vem ganhando cada vez mais espaço no gosto da mulherada é o anticoncepcional injetável.

Anticoncepcional injetável

Anticoncepcional mensal ou trimestral

Ele se popularizou rapidamente pelo fato de não haver a necessidade de ser tomado todos os dias, como no caso da pílulas, existem 2 formas de ser aplicado o anticoncepcional injetável, mensalmente ou seja, será aplicado a cada 30 dias ou trimestralmente, que será aplicado a cada 90 dias eliminando assim o risco de um esquecimento que poderia comprometer a eficácia do método.

Outra vantagem que pode ser notada ao fazer uso desse método é o fato de atenuar os sintomas da TPM, diminuindo consideravelmente as dores associadas as cólicas, ele também previne doenças como o câncer do ovário, miomas, doenças mamárias e outras.

Anticoncepcional injetável engorda?

Esse método contraceptivo apesar de não ter a necessidade de ser aplicado todos os dias, tem o mesmo efeito que qualquer outro método contraceptivo, e assim como qualquer outra pílula ele também retém líquidos, o que acaba contribuindo para um ganho de peso.

O fato do anticoncepcional injetável conter uma quantidade mais elevada de hormônios, pode acentuar esse ganho de peso, mesmo naquelas mulheres que não tem tendência a ter retenção de líquidos, outro fator que também acaba contribuindo para o ganho de peso é o fato do anticoncepcional aumentar o apetite fazendo com que a mulher sinta fome mais rapidamente.

Numa roda de mulheres é comum escutar a seguinte afirmação “Depois que comecei a tomar anticoncepcional injetável engordei”, ela pode ser considera verdadeira e existem até estudos que comprovam esse fato.

Nomes dos anticoncepcionais injetáveis mais usados

Independente do anticoncepcional injetável ser aplicado mensalmente ou trimestralmente, todos tem a função principal de evitar a gravidez, e ele é considerado tão eficaz como qualquer outro método, além de evitar a gestação ele também pode trazer outros benefícios como menos dores vindas de cólicas, regula o ciclo menstrual e diminui as acnes.

Mas antes de utilizar qualquer um dos anticoncepcionais listados aqui é necessário procurar atendimento com seu médico ginecologista para saber exatamente qual medicamento deve utilizar, lembre-se de que nenhum medicamento deve ser ingerido ou aplicado sem uma receita médica.

  • Noregyna = Sua reaplicação ocorre a cada 30 dias
  • Depo Provera = Reaplicação a cada 90 dias  (3 meses)
  • Mesigyna = Reaplicação a cada 30 dias
  • Perlutan = Uso a cada 30 dias

É imprescindível procurar por um ginecologista para que ele possa através de seu histórico médico indicar o método contraceptivo mais adequado, cada pessoa reage de uma forma a cada tipo de medicamento e com a indicação médica mais adequada, poderá evitar que maiores efeitos colaterais possam ser notados.

Seu uso deve ser acompanhado de perto principalmente porque o uso do anticoncepcional está ligado ao aumento das chances de se ter trombose, principalmente entre mulheres obesas, isso ocorre porque o anticoncepcional deixa as veias mais dilatadas e o sangue mais viscoso, podendo causar coágulos em veias mais profundas.

Preço do anticoncepcional injetável

Apesar de não haver a necessidade de ser aplicado todos os dias como ocorre com as pílulas, o anticoncepcional injetável possui uma maior concentração de hormônios e portanto terá o preço um pouco mais elevado que outros tipos, mas em média seu valor será de 30 a 70 reais, um valor que pode ser considerado ao alcance de todos.

Caso tenha mais dúvidas a respeito do anticoncepcional injetável como seus efeitos colaterais é imprescindível recorrer ao ginecologista para esclarecer qualquer questão.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *