Entenda o que acontece com uma pessoa quando entra em estado de choque, conheça também um pouco sobre o estado de choque, anafilático, neurogênico, septicêmico, cardiogênico e o hipovolêmico, e saiba como agir quando necessitar prestar primeiros socorros.
Basicamente quando uma pessoa entra em estado de choque, seu corpo sofre com uma crise aguda de insuficiência cardiovascular.
Coração, vasos sanguíneos e o sangue ficam num total desequilíbrio dificultando assim a oxigenação, dependendo da gravidade pode até ser fatal e levar a morte quando não tratada a tempo.
O que causa o estado de choque
Como o estado de choque é um grupo de síndromes cardiovasculares são vários os fatores que podem levar a pessoa sofrer desse mal, mas as causas mais comuns incluem:
Infecções graves, ferimentos muito graves, esmagamentos ou amputações de partes do corpo, queimaduras de terceiro grau, ficar exposto a temperaturas muito elevadas ou muito baixas por um longo período, envenenamentos, dor intensa e hemorragias graves.
Sintomas
Para identificar se realmente uma pessoa se encontra em estado de choque é importante observar alguns sinais que o corpo da vítima demonstra.
Como consequência do desequilíbrio que ocorre com os vasos sanguíneos um dos principais sintomas que poderá ser notado será a pele cianosada ou para melhor entendimento pele roxa nos lábios, dedos e orelhas.
Outros sintomas como respiração fraca, sensação de frio, taquicardia, pele fria e mesmo assim apresentando um suor constante, é primordial conhecer os sintomas para poder oferecer um primeiro atendimento adequado.
Primeiros socorros
Assim que diagnosticar que a pessoa realmente está em estado de choque é muito importante primeiramente conferir se existem algum tipo de sangramento e conferir as vias aéreas para garantir que não tenha nada obstruindo sua garganta.
Assim que terminar de conferir essas duas coisas é hora de ligar para ambulância para que a vítima do estado de choque seja atendida por profissionais.
Mas enquanto a ambulância ainda não chega, mais algumas coisas devem ser conferidas para garantir que a vida da pessoa não corra riscos.
Infelizmente, caso a vítima não esteja em um hospital, não haverá muita coisa a se fazer a não ser esperar socorro chegar, mas há algumas providências que podem ser tomadas afim de evitar que o problema se agrave
De maneira alguma ofereça líquidos para a pessoa tomar, caso necessite de cirurgia poderá ser um problema além do fato da pessoa correr o risco de afogamento.
Mantenha a pessoa deitada de preferência de cabeça para cima, caso não note maiores fraturas afrouxe as roupas para que a pessoa possa respirar melhor e assim também ficará mais confortável.
De uma conferida na boca e veja se a pessoa possui algum tipo de prótese ou algum tipo de alimento e providencie a retirada caso houver.
Independente da pessoa estar consciente o inconsciente, se ela estiver sangrando pela boca é extremamente importante virá-la de lado para que ela não se afogue com seu próprio sangue.
Confira no corpo da vítima se existe qualquer tipo de sangramento, caso exista procure uma forma de estancar o sangue.
Encontre algo para apoiar o pé da vítima de modo que os membros inferiores fiquem elevados, mas caso notar qualquer tipo de hemorragia na cabeça ou tórax isso deve ser evitado.
Tipos de estado de choque
- Choque Hipovolêmico – A perda sanguínea grave leva a uma entrega inadequada de oxigênio no nível celular. Se a hemorragia continuar sem controle, a morte acontece rápido.
- Choque Cardiogênico – O coração de repente não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo
- Choque septicêmico – O choque séptico é uma condição com risco de morte que acontece quando a pressão arterial cai para um nível perigosamente baixo após uma infecção. Isso reduz a quantidade de sangue e oxigênio que atinge os órgãos do corpo, impedindo-os de funcionar adequadamente.
- Choque anafilático – Uma reação alérgica grave pode levar ao choque anafilático
- Choque Neurogênico – Ocorre quando existe uma falha na comunicação entre o cérebro e o corpo, geralmente causada por trauma ou lesão na coluna vertebral. Pode ocorrer choque neurogenico por afogamento, quedas e acidentes.
Imagem: pt.slideshare.net